14 setembro, 2013

Domenico Losurdo chega ao Brasil! - Programação

 

 

 

 

Domenico Losurdo palestra em Chapecó com a UFFS


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza, no próximo dia 30 de setembro, uma palestra com o filósofo italiano Domenico Losurdo. O estudioso vem à UFFS para falar sobre seu último livro, intitulado “A luta de classes – Uma história política e filosófica”. A atividade faz parte das comemorações alusivas aos 4 anos da UFFS, comemorados em 15 de setembro.
De acordo com o Diretor de Políticas de Graduação da UFFS, Elsio Corá, que também é um dos organizadores do evento, a vinda de Losurdo é importante, pois o filósofo representa o pensamento ocidental e, pela sua formação marxista, se assemelha muito à UFFS na visão de que um outro mundo é possível.

Em Chapecó, a palestra de Losurdo será realizada no Auditório do Lang Palace Hotel, com início previsto para as 8h30. Losurdo comentará aspectos de seu último livro e abrirá para considerações do público. O encontro contará com tradução simultânea aos presentes através de receptores. O espaço é para 420 pessoas.


Regional do SINTE de Chapecó na palestra de Domenico Losurdo
A Regional do SINTE de Chapecó estará representada, através da Coordenadora Regional Zigue Timm, na palestra com o filósofo italiano Domenico Losurdo, que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza, nesta segunda-feira, 30 de setembro, em Chapecó. A atividade faz parte das comemorações alusivas aos 4 anos da Universidade Federal Fronteira Sul, comemorados em 15 de setembro. Além de Chapecó, Losurdo já ministrou palestra em Guarapuava (PR), e estará palestrando em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Em Chapecó, a palestra de Losurdo será realizada no auditório do Lang Palace Hotel, com início previsto para às 8h30. O encontro contará com tradução simultânea aos presentes, através de receptores. O espaço é para 420 pessoas, e, por isso, é necessária inscrição pelo e-mail: luiz.sordi@uffs.edu.br. “Se nossos colegas, trabalhadores da educação, puderem inscrever-se e participar, será de extrema importância, pois a palestra é realmente instigante”, destaca a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó.
O estudioso falará sobre seu mais recente livro, intitulado “A luta de classes – Uma história política e filosófica”. Conforme o diretor de Políticas de Graduação da UFFS, Elsio Corá, que também é um dos organizadores do evento, a vinda de Losurdo é importante, pois o filósofo representa o pensamento ocidental, e, por sua formação marxista, se assemelha muito à UFFS, na visão de que um outro mundo é possível.



Domenico Losurdo ministra
conferência na PUC-SP e na UNICAMP e lança livro



































O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), a Fundação Maurício Glabóis e o Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) organizam, dia 2 de outubro, às 17 horas, no auditório do IFCH, a conferência "Dimensões e perspectivas da luta de classes" com o professor Domenico Losurdo. Na ocaisão ele lança o livro "O pecado original do século XX". Mais informações 19-3521-7975 ou e-mail jrkiko@unicamp.br


O filósofo italiano Domenico Losurdo aborda perspectivas para o século 21, dia 1º/10, às 19h, no campus Monte Alegre (sala 100, prédio novo). Na ocasião, Losurdo também lança seu mais recente livro em português: O pecado original do século XX. Promoção: Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder; Núcleo de Estudos de Ideologia e Lutas Sociais; e Faculdade de Educação.

Filósofo Domenico Losurdo
vem à Unicamp no dia 2

O historiador e filósofo italiano Domenico Losurdo vem à Unicamp na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro. Docente da universidade de Urbino, na Itália, Losurdo dedica-se à crítica do pensamento liberal do ocidente. Possui obras significativas sobre Gramsci, Nietszche e Heidegger, com edições traduzidas para o inglês, britânico, alemão, francês, espanhol e português.

O historiador e filósofo italiano Domenico Losurdo Na Unicamp ele ministra a conferência "Dimensões e perspectivas da luta de classes", que contará com tradução simultânea. Também lança o livro O pecado original do século XX, publicado pela editora Anita Garibaldi. O evento acontece às 17 horas no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A organização é de Armando Boito Júnior, professor titular de Ciência Política da Universidade. 
Por sugestão dele, o
Portal da Unicamp ouviu o professor João Carlos Kfouri Quartim de Moraes, profundo conhecedor da obra e do pensamento de Losurdo. Quartin de Moraes, docente colaborador do IFCH, foi um dos responsáveis pela primeira vinda de Losurdo ao país. Confira os principais trechos da entrevista. 

Retórica da democracia O Domenico Losurdo tem refletido sobre o fato das grandes potências liberais imporem seus próprios interesses, alegando aos outros países valores que em si ‘merecerem respeito’. Ele tem tentado desmistificar estas pretensões. Há uma retórica interminável de democracia, sobretudo da Casa Branca, mas também da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. Eles falam em nome da comunidade internacional. Só que não foi concedido nenhum mandato para que se imponham deste modo, identificando estes grandes valores da humanidade com as iniciativas políticas que tomam.Ciclo interminável de guerrasJoão Quartin: 'Losurdo mostra que a ideologia liberal que os Estados Unidos promovem como uma justificação para defender seus interesses, ela, na verdade, não é tão pura politicamente quanto pretende"
A grande constatação que se tem, baseada no pensamento do Losurdo, é a seguinte: desde a 
derrocada da União Soviética - que tinha um poderio militar capaz de conter as potências ocidentais da Otan - nós temos um ciclo interminável de guerras, de agressão: guerra no Panamá, duas invasões no Iraque e no Afeganistão. Guerras movidas diretamente pelos Estados Unidos ou pelos parceiros da Otan. E agora os Estados Unidos só não entraram na Síria porque, desta vez, finalmente a Rússia - que está reconstituída como potência e aliada com a China – disse: ‘chega, não vai entrar na Síria coisa nenhuma.'
Desrespeito à autonomiaO Losurdo mostra que essa ideologia liberal que os Estados Unidos promovem como uma justificação para defender seus interesses, ela, na verdade, não é tão pura politicamente quanto pretende. Esta ideologia sempre se comportou nos Estados Unidos com um aspecto de discriminação, de violência dentro do próprio país. Antes da Guerra de Secessão, os Estados Unidos eram dirigidos por senhores de escravos. A Guerra Civil Americana foi  terrível e mesmo depois da vitória do norte - sem dúvida um fato progressista, porque aboliu formalmente a escravidão - ainda há discriminação. Hoje, os negros ganham menos do que os brancos… Todo o ocidente conseguiu estabelecer instituições do estado de direito nos seus territórios, mas, ao mesmo tempo, sempre tratou o resto do mundo como uma espécie de humanidade menor, uma sub-humanidade. O ocidente nunca aplicou de fato o respeito à autonomia, sobretudo para aquele grupo que não faz parte do pelotão rico liderado pelos Estados Unidos.  É essa a denúncia, vamos dizer assim, que o Losurdo faz, com argumentos claros e consistentes.

 

Domenico Losurdo participa no Brasil de conferência e lança livro

No próximo dia 3 de outubro, a Conferência Dimensões e Perspectivas da Luta de Classes receberá um dos mais respeitados filósofos marxistas da atualidade, Domenico Losurdo. O evento ocorrerá às 19 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A atividade, organizada pela Fundação Maurício Grabois, contará ainda com o lançamento de seu livro O pecado original do século 20.


Nesse encontro o filósofo marxista italiano desenvolve uma salutar polêmica contra as correntes políticas e filosóficas – inclusive de esquerda - que negam a luta de classes ou tem uma visão estreita em relação à ela. Baseado no seu novo e instigante trabalho publicado pela editora italiana Laterza intitulado “A luta de classes - Uma história política e filosófica”.

Como ele mesmo afirma: “Para compreender a ação histórica, é necessário à luta de classes, aliás ‘lutas de classes’ que assumem formas múltiplas e variadas, entrelaçam-se umas às outras de modo peculiar e conferem uma configuração sempre diferente às diversas situações históricas”. Lutas de classe (no plural) que não se configuram apenas como confronto operário e patrão no âmbito do mundo fabril. Ela é mais ampla e adquire outras dimensões: nas relações entre o imperialismo e os povos subjugados, na opressão sexual da mulher e racial. Conclui: “Estamos, portanto, em presença de três grandes lutas de classes: os explorados e oprimidos são chamados a modificar radicalmente a divisão do trabalho e as relações de exploração e de opressão que subsistem em nível internacional, em um país singular e no âmbito da família”.

O lançamento do livro O pecado original do século 20, de Domenico Losurdo, ocorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Promotores do evento: Fundação Maurício Grabois, Seção paulista da Fundação Maurício Grabois.

Apoio: Portal Vermelho, União da Juventude Socialista (UJS), Núcleo de Estudo da Mídia Independente Barão de Itararé, Instituto de Estudos Contemporâneos e Cooperação Internacional (IECint) e revista Princípios.

Com informações do Portal Mauricio Grabois


Domenico Losurdo ministra
conferência na UERJ e lança o livro:


 A não violência - Uma história fora do mito


Lançamento: A não violência – Uma história fora do mito

A Editora Revan e o Laboratório Intelectuais Cultura e Política (LICP) da UERJ convidam para palestra do historiador e filósofo Domenico Losurdo, em lançamento da edição brasileira de seu livro A não violência – Uma história fora do mito, com participação à mesa dos professores professores Gizlene Neder (UFF), Dario de Sousa e Silva (UERJ) e Paulo Jorge Ribeiro (PUC-Rio).

Sinopse do livro
"Sabemos sobre as lágrimas e sangue que foram derramados pelos projetos de transformar o mundo através guerra ou revolução. A partir do ensaio publicado em 1921 por Walter Benjamin, a filosofia do século XX está envolvida na "Crítica à violência", mesmo quando esta pretende ser “meio para um fim justo”. Mas o que sabemos dos dilemas, das “traições”, das decepções e das verdadeiras e reais tragédias com que se defrontou o movimento inspirado pelo ideal da não violência?”

A partir dessa pergunta, com a qual abre este livro, Domenico Losurdo relata uma história fascinante: desde organizações cristãs nas primeiras décadas do século XIX que se propõem nos Estados Unidos a combater de forma pacífica os flagelos da escravidão e da guerra até os protagonistas do movimento que por paixão ou por cálculo de Realpolitik agitaram a bandeira da não violência: Thoreau, Tolstoi, Gandhi, M.L. King, Dalai Lama e as inspirações mais recentes de "revoluções coloridas" que interesses imperialistas centrados em Washington promoveram e promovem mundo afora.

Serviço
Lançamento A não violência – Uma história fora do mito
Editora Revan
Data: 4/10/2013
Horário: 10h
Local: Auditório 91, João Goulart, 9º andar, bloco F, Campus Maracanã da UERJ.

 

Domenico Losurdo palestra sobre a luta de classes em seminário na UFF

O filósofo italiano Domenico Losurdo (Universidade de Urbino), a convite do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NUFIPE), estará na UFF para a palestra "A Luta de Classe: uma história política e filosófica" nessa sexta-feira (04).
Local: Campus do Gragoatá, Faculdade de Educação (Bloco D), Sala 318.

Mais informações: secretarianufipe@gmail.com








 Congresso Interamericano de Filosofia conta com participação da FFCH


 O evento que conta com a Faculdade Filosofia e Ciência Humanas da UFBA (FFCH) como um dos promotores terá a presença de pesquisadores renomados no Brasil e do exterior como José Arthur Giannotti, Marilena Chauí, Oswaldo Giacoia, Ricardo Terra, Ivan Domingues, Marcos Nobre, Oswaldo Chateaubriand, Ernest Sosa, Domenico Losurdo, David Chalmers, Alvin Goldman, Ned Block, Jonathan Dancy, Robert Pippin.  
A abertura do evento ocorre na próxima segunda (07/10), às 18h30 horas com uma apresentação da Orquestra Neojibá, no Teatro Castro Alves e o encerramento será realizado no Bahia Othon Palace Hotel, na sexta-feira (11/10), às 11h com apresentação da Orquestra Rumpilezz. Mais informações sobre o encontro e sua programação completa podem ser obtidas no site do SIF 2013